Evento global reúne mais de 4 mil marcas de 71 países e marca a entrada do estado de São Paulo na feira internacional
Por Geneuza Muniz | Diálogo News Internacional
A China realizou, entre os dias 13 e 18 de abril, na província de Hainan, a quinta e maior edição da China International Consumer Products Expo (CICPE), reunindo mais de 4.100 marcas de 71 países. Pela primeira vez, o Brasil participou do evento, representado pelo estado de São Paulo. Eslováquia e Ilha de Jeju, na Coreia do Sul, também estrearam este ano.Sobre o crescimento da feira, estacou o vice-governador da província de Hainan, Gu Gang.
“A exposição deste ano foi a maior até o momento, demonstrando a confiança de todas as partes no desenvolvimento econômico da China.”
Criada em 2020, a CICPE ocorre em Hainan, que hoje é uma zona econômica especial e Porto de Livre Comércio (FTP). A proposta do governo chinês é transformar a região em um polo internacional de comércio livre, nos moldes de Cingapura e Hong Kong, operando com legislação diferenciada do restante do país.

Brasil e China: laços comerciais fortalecidos
A presença brasileira na feira é reflexo do fortalecimento da parceria entre os dois países. Conforme a Administração Geral das Alfândegas da China, o comércio bilateral com o Brasil alcançou 1,14 trilhão de yuans (US$ 157 bilhões) entre janeiro e outubro de 2024, um crescimento de 9,9% em relação ao período homólogo.
O Brasil segue como o principal parceiro comercial da China na América Latina.
Na CICPE, a delegação paulista, liderada pela InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos), apresentou uma variedade de produtos agrícolas premium, com destaque para cafés especiais e chocolates. Inty Mendoza, representante-chefe da InvestSP, valorizou a oportunidade
Foto: no stand da Investe SP) photo :Geneuza Muniz
Brasil e China têm uma longa história de parceria em comércio e investimento. Sempre foi uma relação vantajosa para todos. Esta feira é uma vitrine fundamental para os nossos produtos.
Inovação e intercâmbio acadêmico

Além da exibição de produtos e marcas internacionais, a feira também se destacou pelas inovações tecnológicas, com foco em inteligência artificial, robôs humanoides, dispositivos inteligentes e automóveis futuristas.
A CICPE também contou com a participação de alunos do MBA da Universidade Agrícola da China. Catorze estudantes participaram da feira com o objetivo de aplicar na prática conhecimentos adquiridos em sala de aula, como marketing global, finanças internacionais e gestão da cadeia de suprimentos.
Segundo os organizadores, o evento serviu como laboratório vivo de estudos de caso, networking e pesquisa aplicada. A experiência ainda proporcionou aos alunos uma imersão intercultural, essencial para a formação de líderes aptos a atuar em mercados globais.
O futuro passa por Hainan
Com sua crescente relevância no cenário do comércio internacional, a Hainan Expo reforça o papel da China como centro estratégico para negócios globais. A estreia do Brasil no evento sinaliza não apenas o interesse em ampliar sua presença no mercado chinês, mas também a disposição em fazer parte das transformações que moldam o futuro das relações comerciais internacionais.
