O Governo Federal abriu o prazo para solicitação da isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). As inscrições começaram nesta segunda-feira (15) e o prazo segue até 26 de abril. A data também serve para justificativas de ausência na edição do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023.O resultado da solicitação estará disponível a partir de 13 de maio. Após essa data, começa o período de recursos, que vai até o dia 17 de maio.
E para pedir a isenção, o estudante deve acessar a Página do Participante com o Login Único do Gov.br. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prevê a gratuidade da taxa de inscrição do Enem para candidatos que se enquadram nos seguintes perfis: alunos matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar — estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.
De acordo com o edital deste ano, os estudantes que receberam isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 e não compareceu aos dois dias de prova devem apresentar uma justificativa para a ausência a fim de solicitar novamente a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2024. O exame é o principal meio de ingresso nas universidades e insititos federais do país.
Por Leandro Oliveira
Fonte: Agência Brasil/ Uol
Foto: Governo do Estado
