O Cearáteve, de acordo com o Ministério da Educação, 12.942 aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024. A edição deste ano também colocou o estado no ranking do 6° maior com 1,2 milhões de inscritos para concorrer a 264.181 mil vagas em instituições de ensino em todo o Brasil. O crescimento do desempenho dos estudantes acontece com a ampliação e melhorias de ensino no estado.
Atualmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para os estudantes no nível superior, atuando como mecanismo de avaliação da educação no país. Os cursos mais procurados continuam: medicina, odontologia, direito, psicologia, engenharia civil, medicina veterinária e arquitetura.
A estudante Brenda Caroline Ferreira Costa, de 26 anos, comemora a sua aprovação no curso de Ciências Contábeis, na Universidade Federal do Ceará. “É um sonho ter conseguido entrar para medicina. Foram meses de preparo, noites sem dormir e estudando com afinco,” comentou ela.
O curso de medicina é um dos mais procurados, segundo o Ministério da Educação. A alta demanda de inscritos elevou a nota de corte, tornando-o em um dos mais difíceis de passar. Contudo, a nota oscila de acordo com o estado e instituição de ensino.
Por Leandro Oliveira
